segunda-feira, 4 de julho de 2011

NOTÍCIAS DA TERRINHA

Vejam só o que é a mente humana. Estou de férias, apenas 15 dias mas são férias. E durante esses dias fiquei quase doida com tantas notícias e fotos sobre o Gerry todos os dias. E eu tinha que postar e acabava dormindo tarde. Agora que estou sem fazer nada não apareceu nada nesse fim de semana e eu, que deveria aproveitar a folga que ele me deu e relaxar, sabem o que fiz? Fiquei caçando assunto.
Não tem o homem então vai notícias da terrinha. Segura aí, povo:

Escócia pode estar perto de sonho de independência

E o que eu achava que era um sonho nacional após ler a notícia vi que não é bem assim.
Pô, mas esse povo não sabe o que quer? Wallace deve estar se revirando no túmulo. O coitado do líder do Partido Nacional Escocês conseguiu uma vitória no Parlamento, vai lançar um referendo mas corre o risco de levar um NÃO bem redondo.


Já dizia o velho ditado: em se tratando de religião, futebol e política é melhor não se meter. E lá o bicho pega nos três assuntos: brigas entre torcedores do Celtic (que são católicos e torcem pela independência) e do Glasgow Rangers (que são protestantes e não querem a independência) são notórias.

Nóis fica aqui só oiando o pau comé. Afinar, nois somo indio do tercero mundo e só intendemo de banana.

Enfim, cada um sabe onde o calo aperta, eles que são brancos que se entendam. 

Brincadeiras à parte: Amamos a Escócia de todo jeito.


Novo animal mais barulhento do mundo: 2 milímetros e uma orquestra

Gente, olha o tal do inseto:



Um percevejinho sem vergonha, que assim como os grilos e cigarras emite um som estridente que chega a alcançar quase 100 decibéis.

Você deve estar me perguntando: e eu com isso? Odeio percevejos!

Menina, até eu estava achando um porre essa notícia mas eis que surge um dado realmente interessante. O tal som produzido pelo tal pentelhinho, assim como pelos grilos e cigarras, não é produzido por sua voz e sim pelo ato de esfregar o pênis no próprio abdome. O tal ato até tem nome: estridulação. Deve ser uma mistura de "estridente" por produzir som com masturbação já que os danadinhos fazem o roça-roça para cortejar as fêmeas.


Agora sim a notícia ficou interessante, não foi? Siga minha linha de raciocínio: Escócia, pênis, esfregação, Gerry. Nem preciso seguir adiante, né? Muito bem.

Próxima notícia:

Português contribui para a conservação do gato-bravo britânico



Sim, essa notícia me chamou a atenção e despertou o meu lado Greenpeace. Sim, sim, sim, somos completamente a favor da conservação dos gatos britânicos e principalmente dessas duas espécies fofas que são tipicamente da Escócia.

O primeiro é essa gracinha de animal (adoro felinos):



E o segundo é essa delícia de felino (e que felino!)




AMO ESSA FOTO DO GERRY! Fala sério, agora eu matei vocês, não matei? rs, rs

Sim, conservem o gato selvagem em liberdade, em seu habitat natural e se quiserem deixa que eu conservo o Gerry lá em casa. Com muita comida, sombra e água fresca. E umas boas noitadas de sexo porque afinal de contas, respeitar os instintos básicos das espécies é essencial. E iria me fazer um bem danado!


O português que está envolvido nesse projeto é essa gracinha aí:



André Silva, que daria um belo caldo também, hein? Oh, lá em casa! Esses primos europeus também ajudariam muito a melhorar as minhas férias.



Brave já tem teaser

Brave é o novo desenho animado da Pixar que se passa na Escócia.

Pelo pouquinho que o trailer mostra vai ser lindo. Só o cenário das terras escocesas já é maravilhoso. E já abre com o narrador falando com aquele vozeirão e sotaque lindo.



Tem tudo para ser um mega-sucesso, se não for, o motivo é óbvio. Por que o Gerry não foi chamado para dublar algum personagem? Pelas barbas do Highlander, a gente tem que ensinar tudo?





E por fim essa notícia sobre o Castelo de Edimburgo.

Na verdade um pouquinho de encheção de linguiça. Quer coisa mais clichê do que dizer que castelos medievais são assombrados? Ninguém nem pensou nisso, né?

Mas tudo bem. Aproveitei para rechear com umas fotos.

Fortaleza escocesa tem fama de assombrada

Ela é a cidade preferida da rainha, e os escoceses estufam o peito para dizer isso.

Do alto da colina de rochedo vulcânico, a antiga fortaleza domina a silhueta de Edimburgo. Numa posição defensiva natural, com falésias abruptas e subida íngreme, o castelo de paredes de pedra, visto de toda parte, é exatamente aquilo que se espera ver num castelo escocês.



No topo da Royal Mile, no extremo oeste da cidade velha, o castelo de Edimburgo é hoje uma das atrações mais visitadas de todo o Reino Unido, com cerca de 1,2 milhão de turistas ao ano.



Talvez o maior símbolo da Escócia, o castelo aparece estilizado no brasão da universidade, nas cédulas de libra esterlina, no logotipo do jornal "Edinburgh Evening News", nos uniformes dos times de futebol e de rúgbi e nos selos dos correios.



Até hoje, o palácio mantém os antigos aposentos reais que serviram como residência dos últimos monarcas da dinastia Stuart.




Foi lá que Maria Stuart, rainha da Escócia, deu à luz, no século 16, um menino que se tornou o rei Jaime 6º da Escócia e também Jaime 1º da Inglaterra, responsável pela união das duas coroas.




SANTIDADE

Apesar do aspecto militar do castelo, há santidade por lá. A capela do século 12, construída em homenagem à rainha Margaret, preserva bem a atmosfera da época.





Não apenas pelo valor histórico, a ida ao castelo é obrigatória pela vista panorâmica da cidade. Do alto, a construção parece vigiar tudo o que se passa na cidade.

Na visita guiada de duas horas, veem-se as joias da coroa, a Pedra do Destino, sobre a qual eram coroados os reis do país, e um canhão de 1449, da época em que a construção ainda servia de fortaleza para os escoceses.



As jóias da coroa ficam no Palácio Real mas é proibido tirar fotos. Fico devendo.



Até livros da série Harry Potter foram lançados por lá.
Como todo palácio que se preze, o castelo de Edimburgo tem a reputação de ser um dos lugares mais assombrados da Escócia.

E a própria Edimburgo é chamada de cidade mais aterrorizada de toda a Europa.

Visitantes relataram um tocador de gaita fantasma, um tocador de tambor sem cabeça, espíritos de prisioneiros franceses da Guerra dos Sete Anos e até um cachorro morto a apavorar os arredores do cemitério de animais.

E os escoceses, com toda a expertise da lenda do monstro do lago Ness, sabem bem tirar proveito disso.


Viram que legal? O blog da Paty também é cultura e informação.


Beijocas

2 comentários:

  1. Paty,
    vcomo eu adora história, principalmente da época das dinastias Stuart, Tudor, Medice, ameu esse seu post. Uma amiga minha está lá em Edimburgo e já pedi uns souvenirs para ela. E, juro que te ajudo na preservação dos gatos escoceses. Ui!
    Beijos, Silmara

    ResponderExcluir
  2. oi pat muito legal conhecer curiosidades sobre a terra natal do nosso principe ,pelo menos quando eu for um dia lah jah tenho uma ideia do que visitar ...e claro sem esquecer de tirar e azarar uns scottish man de kilt hahahah
    sabrina

    ResponderExcluir